quarta-feira, 4 de abril de 2018

Comunicar é preciso



Se pudesse recomendar mudança em currículo para quem faz informática eu sugeriria incluir a matéria comunicação.

A comunicação é tão importante no resultado final do projeto quanto é ter um boa definição dos processos e a sua implementação.

Outro dia, chamei uma viagem no Uber e o aplicativo me respondeu que o motorista estava 11 minutos de distância. Achei muito e resolvi cancelar. Que desespero! Onde estava o botão de cancelamento? Sabia que tinha um tempo para acionar o cancelamento antes que fosse cobrado. Além do mais, tinha decidido ir até a rua principal e pegar um taxi. Depois de clicar em "tudo" três ou mais vezes acabei encontrando o link. Foi um stress.

Pois é, antes de reclamar, preciso olhar para meu umbigo. Em primeiro lugar, temos que entregar o que prometemos. E como sempre digo, para entregar é preciso prometer, ou seja, deixar claro o que vamos fazer. A questão da comunicação trata do "como".

Depois de muitos projetos cheguei a conclusão que o melhor modelo é o que inclui apresentar um protótipo para a solução. Quero que o usuário veja a estrutura de navegação e comunicação que estamos propondo para resolver o seu processo. Como procuramos projetar processos independentes para os diferentes perfis de negócio, o protótipo deve considerar cada perfil.

Temos que ter o cuidado com os nomes dos labels que utilizamos. Existe informação mais perigosa do que solicitar uma data? Data de quê? Invariavelmente a resposta de qual data requer que o analista recorra ao código para "lembrar" do que se trata. Coitado do usuário! Talvez devêssemos ensina-lo a ler código.

A tangibilização da solução através da prototipação traz outros benefícios colaterais, como, por exemplo, a visão se o processo está completo e maduro. Ao navegar - sim! o protótipo precisa ser navegável - o usuário lembra do que ficou faltando na etapa de levantamento. Às vezes, o mecanismo de comunicação que pensamos não se aplica ao volume real de transações. O usuário rapidamente observa as dificuldades. É muito melhor do que descobrir algumas centenas de horas de codificação depois.

Na minha visão o protótipo é importante para qualquer tamanho de projeto. Seja de poucas semanas a muitos meses. É importante para metodologia de desenvolvimento em cascata mas também para o desenvolvimento ágil. Neste último, ao menos antes de cada sprint. Aumenta o projeto? talvez. Mas o resultado é muito mais aderente à expectativa do usuário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário