segunda-feira, 8 de maio de 2017

25 anos

Neste mês de maio de 2017 comemoramos 25 anos de existência da Pix.

A Pix nasceu por acaso. Um mês antes havia terminado uma sociedade de 10 anos na empresa que havia fundado. Estava muito triste. O sonho de jovem parecia enterrado por razões que nem me lembro. Minha primeira funcionária, corrigindo, minha grande amiga, disse que não fazia sentido trabalhar na empresa se eu não estivesse mais lá.

Resolvi começar tudo de novo. Com uma condição: que fosse diferente de tudo que fazia antes. Uma promessa para mim mesmo. Nos instalamos a mesa de jantar da minha casa, 7 abnegados, junto às minhas filhas pequenas, que alegravam o ambiente depois da escola. As empresas americanas começavam na garagem, a Pix foi na sala de jantar.

No primeiro ano, em 1992, o Windows estava engatinhando mas com espírito de vencedor. Resolvemos desenvolver um primeiro projeto com o novo ambiente. Na Fenasoft, mais famoso evento de software do Brasil, expusemos o projeto pioneiro num stand pequenininho. Foi assim que nasceu o DNA da Pix em inovação.

Da experiência com o Windows fomos contratados pela Convergente para ajudar no lançamento do Carta Certa para Windows. O Carta Certa liderava o mercado brasileiro de editores de texto para DOS, mas a força da Microsoft implodiu a empresa. Não foi por falta de competência e ousadia dos fantásticos rapazes da Convergente. A Microsoft fez o mesmo com gigantes na América.

Criamos uma área de projetos. Desenvolvíamos sistemas sob medida para empresas, mas o sonho era construir produtos inovadores.

Daí surgiu o Pix System Manager, logo rebatizado de Wintility. Era um conjunto de ferramentas para organizar os arquivos do computador. Em 1998 lançamos o programa nos Estados Unidos para venda nas chamadas Superstores. A mais famosa, CompUSA. O produto estava lá, exposto na prateleira, em inglês, para quem quisesse comprar. Editamos cerca de 3.000 cópias.

Logo, logo, chegou a internet. Com ela as lojas físicas perderam o sentido e se foram.

Fomos parar na internet. Fomos para o mundo dos crackers, ou seja, as pessoas que quebravam a segurança do software e distribuíam as licenças piratas. Foi um orgulho ver o Wintility pirateado. Naquele momento já sabíamos que não íamos sobreviver de um produto para o mercado de pessoa física. Ganhamos o Head of the Herd, do site Tucows, famoso por promover software no mundo. Foi uma chuva de downloads naquele dia. Avaliações eram publicadas em todos os idiomas.

Reinventamos o Wintility e transformamos em um produto para o mercado corporativo. Pela internet, vendemos para empresas em 30 países. Já não precisávamos operar do Estados Unidos, e trouxemos para o Rio de Janeiro. O Wintility não funcionava na Web e isto fez toda a diferença, contra.

No início dos anos 2000 nos juntamos a 3 rapazes da PUC, da empresa Interatum, atuando como anjo. Nasceu a Ingresso.com. Sucesso absoluto. Mauro, Luis Paulo e Jorge Alberto são os caras. Foi uma experiência incrível.

Desenvolvemos mais 5 produtos nestes últimos quinze anos. Em áreas as mais diversas. Saphira, SOL, Pharos, Vivaz e o mais novinho, Atobá. Cada produto é referência em sua área. O Saphira em e-procurement, o SOL em workflow, o Pharos em gestão do conhecimento e o Vivaz em gestão de serviços para TI. O Atobá constrói portais de relacionamento. Para cada produto temos um time. Cada produto é tratado como um filho.

Hoje posso dizer com tranquilidade que somos uma empresa inovadora. Estamos cumprindo nossa missão. Trazer felicidade aos que nos cercam: colaboradores e família, clientes, parceiros, amigos.

Tudo que realizamos foi com nossos próprios recursos, humanos e financeiros. Como visionários sabemos que há um preço a pagar. Mas valeu muito a pena. Valeu cada minuto. Na casa da Camuirano respiramos inovação e criatividade.

Lançamos este ano nosso novo slogan. Nosso mote. Nossa crença.

"Soluções inovadoras, Resultados Surpreendentes"

Meu mais profundo agradecimento a todos que fizeram parte desta história. Tenho muito orgulho de vocês.

Somos a Pix. Uma empresa brasileira.

Esta é a nossa história.







Um comentário:

  1. Parabéns Ilan, a vc e a todos que fizeram parte desta história!!! muito sucesso pra Pix!!!

    ResponderExcluir